Remoção de próteses
Muito poucas pacientes que se submeteram a uma mamoplastia de aumento há uns anos, desejam remover os implantes e questionam se tal é possível, sem colocação de novos implantes. De facto, sim, é possível, no entanto, é importante esclarecer e avaliar cada caso sobre os motivos que a levam a fazer a cirurgia para definir qual o melhor plano de tratamentos.
Muito poucas pacientes que se submeteram a uma mamoplastia de aumento há uns anos, desejam fazer a remoção de próteses e questionam se tal é possível, sem colocação de novos implantes. De facto, sim, é possível, no entanto, é importante esclarecer e avaliar cada caso sobre os motivos que a levam a fazer a cirurgia para definir qual o melhor plano de tratamentos.
Existem alguns motivos que levam a que algumas mulheres que realizaram previamente uma mamoplastia de aumento com implante de próteses desejem passar por uma cirurgia de remoção de próteses, tais como:
– Complicação associada com as próteses, como a contratura capsular;
– Mudança a nível corporal, quer seja devido a alterações de peso, gravidez ou queda da mama (ptose mamária);
– Deixar de desejar ter uma prótese mamária.
Importa explicar que é possível remover a prótese e substitui-las por outras, ou simplesmente não colocar consoante os desejos ou as motivações das pacientes. Em qualquer dos casos, normalmente é necessário fazer um lifting da mama (mastopexia) para repor os tecidos mamários e atingir a posição natural da mama.
Nos casos em que a paciente não deseje colocar novas próteses, a mama restante pode ser insuficiente para manter um tamanho adequado e, nesse caso, há a possibilidade de recorrer a infiltração de gordura ou transferência de tecidos da paciente de forma a manter um volume adequado e harmonioso.
A remoção de próteses é uma cirurgia de ambulatório com recurso a anestesia local com sedação ou anestesia geral. Desta forma, as pacientes podem ter alta no próprio dia ou no seguinte, de acordo com a sua preferência e conforto.
Após a cirurgia, a paciente deve esperar um tempo de recuperação de 5 a 7 dias com menor actividade, devendo evitar esforços e pegar em pesos nas primeiras duas semanas. Após este período, podem retomar as rotinas habituais de forma gradual podendo inicial condução, actividade sexual e actividade física. A actividade profissional poderá ser retomada mais cedo em alguns casos consoante o tipo de profissão. Na maioria dos casos devem esperar um período de baixa de 2 a 3 semanas. Durante o primeiro ano devem fazer proteção solar com protetor mineral e devem evitar a exposição solar direta nas cicatrizes enquanto a cicatriz tiver um tom avermelhado.
CLÍNICA
Conheça as nossas instalações
A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.
Processo
Remoção de próteses é um procedimento cirúrgico com uma duração de 3 a 4 horas e é realizado com anestesia local com sedação ou anestesia geral. É um procedimento que não necessita de internamento e tem um período de baixa de 2 semana. Os resultados finais são obtidos entre 1 a 3 meses. Deverão ser considerados as seguintes inibições para a remoção de próteses: 4 semanas de inibição de atividade física, 10 a 15 dias de inibição de voar e conduzir, 3 semanas de inibição de atividade sexual e 4 semanas de inibição de exposição solar.
Duração
3 a 4 horas
Anestesia
Local com sedação ou geral
Internamento
Não há
Período
de baixa
2 semanas
Resultados
1 a 3 meses
Inibição de atividade física
4 semanas
Inibição de
voar
10 a 15 dias
Inibição de conduzir
10 a 15 dias
Inibição de atividade sexual
3 semanas
Inibição de exposição solar
4 semanas