Ácido hialurónico

O ácido hialurónico é uma molécula biodegradável e biocompatível, produzida sinteticamente em laboratórios. O ácido hialurónico atua por expansão do tecido onde são colocados. São adaptáveis a uma grande diversidade de situações desde a harmonização facial completa até às rugas isoladas passando por áreas isoladas da face como os lábios.

O que é e para que serve o ácido hualurónico?

O ácido hialurónico é uma molécula biodegradável e biocompatível, produzida sinteticamente em laboratórios. O ácido hialurónico atua por expansão do tecido onde são colocados. São adaptáveis a uma grande diversidade de situações desde a harmonização facial completa até às rugas isoladas passando por áreas isoladas da face como os lábios. A sua estrutura é composta por várias cadeias simples ligadas entre si, formando uma malha. Quanto mais composta for essa malha, mais consistente será o gel de ácido hialurónico, ou seja, os géis de ácido hialurónico não são todos iguais e a sua adequada escolha e aplicação é fundamental para um resultado natural.

 

Onde é aplicado o ácido hialurónico?

Uma das queixas principais dos pacientes que recorrem à consulta de Medicina Estética é a aparência do bigode chinês e da linha de marioneta. Nestes casos, quase invariavelmente, o tratamento passa pela necessidade de reestruturação facial, ou seja, pela aplicação de ácido hialurónico em pontos de sustentação estratégicos para efeito lifting dos tecidos adjacentes.

Existem 3 pontos de sustentação principais: a região malar (maçãs do rosto), o ângulo da mandíbula e o mento (3Ms). Estes pontos correspondem aos pontos que mais sofrem com o processo de envelhecimento, através da reabsorção óssea e da perda de volume dos compartimentos de gordura. Ao repor o volume perdido nestas regiões, criamos uma força de distensão e de elevação dos tecidos, que alivia os sulcos e a flacidez, decorrentes do processo de envelhecimento.

A evidência desses 3 promontórios pode também ser feita em pessoas mais jovens, que desejem realçar os contornos do seu rosto, trazendo maior beleza ao mesmo. O objetivo é o de criar linhas de luz e linhas de sombra, promovendo um rosto mais facetado, com uma linha do blush e um contorno mandibular mais bem definidos. Este look é também chamado de “Top Model Look” e é o que tentamos atingir com o uso de maquilhagem.

A esta reestruturação facial inicial com ácido hialurónico, podem associar-se outros preenchimentos de detalhe (ou de embelezamento) como o preenchimento de olheira, de têmpora, labial ou a rinomodelação.

 

Qual a quantidade de ácido hialurónico a aplicar?

A quantidade de ácido hialurónico necessária para atingir um resultado satisfatório é variável e personalizada a cada caso. Em média, uma harmonização facial completa requer entre 6 a 12 seringas (ml) de ácido hialurónico, contudo, sendo um tratamento exclusivo e individual às necessidades de cada um, carece de uma avaliação médica prévia.

 

Quais são os benefícios do ácido hialurónico?

  1. Melhoria da flacidez
  2. Melhoria dos sinais de envelhecimento
  3. Melhoria de rugas e sulcos
  4. Melhoria da estrutura e do contorno da face
  5. Melhoria da hidratação e qualidade da pele

 

A quem se destina a aplicação de ácido hialurónico?

Este tratamento destina-se a todas as pessoas que queiram tratar os sinais de envelhecimento e a flacidez ou que desejem melhorar a estrutura, o contorno e as proporções do seu rosto, por forma a trazer mais harmonia e beleza ao seu rosto.

 

Quais os Tratamentos complementares ao ácido hialurónico?

A aplicação de ácido hialurónico pode ser complementada com aplicação:

  1. Toxina botulínica
  2. Bioestimuladores de colagénio injetáveis
  3. Fios
  4. Liftera (Ultrassom micro- e macrofocado)
  5. Laser ablativo ou não ablativo
  6. Peeling
  7. Microagulhamento com drug delivery
  8. Profhilo
  9. Skinboosters
  10. Rotina de Skincare personalizada
  11. Outros

 

Contraindicações do ácido hialurónico:

  1. Alergia
  2. Doença auto-imune ativa e não controlada
  3. Doença inflamatória ativa e não controlada
  4. Infeção local ativa
  5. Distúrbios graves da coagulação
  6. Menores de 18 anos (relativa e dependente de indicação e autorização da pessoa legalmente responsável)
  7. Gravidez
  8. Amamentação
  9. Perturbação psicológica grave e não controlada

ESPECIALISTAS

Dra. Inês Neves

dr luca da silva costa

Dr. Luca da Silva Costa

Dr. Rui Lima

Dr. Eduardo Matos

Dr. Ricardo Graça

Dra. Tatiana Nunes

CLÍNICA

Conheça as nossas instalações

A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.

Processo

A aplicação de preenchimentos é um procedimento médico e tem uma duração de 30 minutos. Não necessita de anestesia, pois é um procedimento indolor. É um procedimento que não tem internamento nem período de baixa e os resultados são imediatos. Deverão ser considerados as seguintes inibições para a aplicação de preenchimentos: 24h de inibição de atividade física, voar e de exposição solar.
Necessária consulta médica para diagnóstico e avaliação da existência de finalidade terapêutica.

Duração

30 min

Anestesia

Não tem

Internamento

Não tem

Período
de baixa

Não tem

Resultados

Imediatos

Inibição de atividade física

24 horas

Inibição de
voar

24 horas

Inibição de conduzir

N/a

Inibição de atividade sexual

N/a

Inibição de exposição solar

24 horas