Otoplastia

A otoplastia ou cirurgia das orelhas é o procedimento cirúrgico responsável pela correção de orelhas proeminentes.

A otoplastia, ou cirurgia das orelhas, é o procedimento cirúrgico responsável pela correção de orelhas proeminentes e vulgarmente conhecidas por “orelhas de abano”. Estes defeitos na estrutura da orelha estão presentes ao nascimento e, com o desenvolvimento do indivíduo, podem tornar-se bastante visíveis e provocar algum desconforto e diminuição da autoconfiança do próprio. Felizmente, há solução! A cirurgia que resolve estes defeitos congénitos é cientificamente conhecida como otoplastia e é capaz de melhorar a forma, a posição ou proporção da orelha, corrigindo inclusive a orientação do pavilhão auricular para a frente e a ausência da dobra da orelha.

Este é um procedimento cirúrgico relativamente simples, eficaz e sem grandes riscos que pode ser realizada tanto em adultos como em crianças a partir dos 5-7 anos, idade em que a cartilagem da orelha já atingiu o seu tamanho máximo.

Realizada sob anestesia local nos adolescentes e adultos e sob anestesia geral nas crianças, a otoplastia tem uma duração de cerca de duas horas. Não requer internamento, ou seja, o paciente tem entrada e saída no próprio dia e pode retomar as suas atividades profissionais, como trabalhar ou estudar, logo no dia seguinte. No entanto, este fator não significa que não sejam necessários alguns cuidados fundamentais para a recuperação; embora seja muito rápida, é fulcral que o paciente utilize uma fita a proteger as orelhas e uma banda de compressão elástica na zona operada, durante cerca de 10 dias.

É essencial seguir as indicações do Cirurgião Plástico, nomeadamente no que concerne ao exercício físico, exposição solar e cuidados com a cicatriz – que é praticamente imperceptível (dado que se localiza na zona posterior da orelha), mas que necessita de alguns cuidados básicos.

O resultado – observável no período máximo de um mês – é muito gratificante, permitindo uma subida significativa na autoestima do paciente.

O Dr. David Rasteiro e o Dr. Eduardo Matos são os cirurgiões plásticos responsáveis pelos procedimentos de correção das orelhas.

ESPECIALISTAS

David Rasteiro Up Clinic

Dr. David Rasteiro

Dr. Eduardo Matos Up Clinic

Dr. Eduardo Matos

CLÍNICA

Conheça as nossas instalações

A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.

Processo

A otoplastia é um procedimento cirúrgico com uma duração de 2 horas e é realizado com anestesia local. É um procedimento que não necessita de internamento e tem um período de baixa de 1 semana. Os resultados finais são obtidos entre 15 dias a 1 mês. Deverão ser considerados as seguintes inibições para o facelift: 15 dias de inibição de atividade física, até 2 dias de inibição de voar, até 3 dias de inibição de conduzir e 2 a 3 semanas de inibição de exposição solar.

Duração

2 horas

Anestesia

Local

Internamento

0 dias

Período
de baixa

1 semana

Resultados

15 dias a 1 mês

Inibição de atividade física

15 dias

Inibição de
voar

2 dias

Inibição de conduzir

3 dias

Inibição de atividade sexual

n/a

Inibição de exposição solar

2 a 3 semanas