Abdominoplastia

Existem 4 alterações típicas que levam à procura do procedimento cirúrgico abdominoplastia: excesso de pele, estrias, flacidez dos músculos e excesso de gordura localizada.

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que consiste na correção de deformações da barriga, normalmente resultantes da gravidez. É das cirurgias mais procuradas em todo o mundo, uma vez que corrige o denominado “avental” que existe em muitas mulheres e que tantos problemas de autoestima provoca.

Apesar de não ser considerado um tratamento de emagrecimento, os pacientes que recorrem a esta cirurgia acabam por perder bastante peso, visto que a quantidade de tecido e pele em excesso retirada pode ser enorme. Uma vez retirado o excesso de pele, de gordura e corrigidas as estrias, os pacientes verificam uma remodelação quase imediata e significativa do seu abdómen; sendo que, na maior parte dos casos, a este procedimento é ainda associada a lipoaspiração do abdómen e/ou dos flancos (regiões laterais).

Este procedimento cirúrgico corrige, ainda, um dos problemas que afeta a grande parte das mulheres em todo o mundo, a diástase abdominal; situação que acontece quando há um afastamento excessivo dos músculos retos abdominais. Consequentemente, a barriga fica mais flácida, porque o conteúdo abdominal, incluindo a gordura, se encontra mais saliente. Ainda que seja um problema mais comum no corpo de uma mulher pós-parto, o excesso de peso e a obesidade contribuem igualmente para a sua formação.

Durante a primeira consulta, o Cirurgião Plástico apresenta todos os pormenores da abdominoplastia com o recurso a imagens, avalia e discute com o paciente todas as fases do processo, bem como as expetativas de cada um.

Em todas as fases, incluindo a primeira consulta, existe um registo fotográfico do corpo pelos mais avançados equipamentos de imagiologia. Para abdominoplastia é utilizado o Vectra XT 3D da Canfield que permite um registo de 360º de modo a documentar todo o processo clínico.

A abominoplastia dá à pessoa uma satisfação imediata, visto que devolve o corpo harmonioso sem existência de pele caída no abdómen e que apenas apresenta soluções através da cirurgia, por mais exercício físico que se realize.

ESPECIALISTAS

Dr. Tiago Baptista Fernandes Up Clinic

Dr. Tiago Baptista Fernandes

David Rasteiro Up Clinic

Dr. David Rasteiro

Dr. Eduardo Matos Up Clinic

Dr. Eduardo Matos

Caso clínico

Abdominoplastia antesAbdominoplastia Up Clinic

Caso clínico de abdominoplastia

Durante a primeira consulta o cirurgião plástico apresenta todos os pormenores da abdominoplastia com o recurso a imagens, avalia e discute com o paciente todas as fases do processo, bem como, as expetativas de cada um.

CLÍNICA

Conheça as nossas instalações

A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.

Caso clínico

Processo

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico e, como tal, é realizada em bloco cirúrgico licenciado e autorizado pela entidade reguladora da saúde. O tempo da cirurgia varia, mas para abdminoplastia simples apresenta uma duração de 2,5 horas e é realizado com anestesia geral. É um procedimento que necessita de um internamento de 2 dias e um período de baixa de 2 a 3 semanas. Os resultados finais são obtidos entre 1 a 3 meses consoante a resposta do organismo. Deverão ser considerados as seguintes inibições para a abdominoplastia : 4 semanas de inibição de atividade física, 2 semanas de inibição de conduzir e de voar, 2 a 3 semanas de inibição de atividade sexual e 1 mês de inibição de exposição solar.

Duração

2,5 horas

Anestesia

Geral

Internamento

2 dias

Período
de baixa

2 a 3 semanas

Resultados

1 a 3 meses

Inibição de atividade física

4 semanas

Inibição de
voar

2 semanas

Inibição de conduzir

2 semanas

Inibição de atividade sexual

2 a 3 semanas

Inibição de exposição solar

4 semanas