Mastopexia ou Lifting Mamário

A mastopexia ou lifting da mama pode ser realizada com ou sem próteses, sendo no caso de utilização de próteses uma mastopexia de aumento que vai corrigir a posição dos tecido e simultaneamente aumentar o volume.

A mastopexia, ou lifting mamário, é a solução da cirurgia plástica ao peito descaído, com menos firmeza e mais flacidez – que é um problema que afeta muito a autoconfiança das mulheres, uma vez que a mama é uma área do corpo importante que transmite feminilidade e jovialidade. É uma situação que acontece com muita frequência nas mulheres que acabaram de ser mães, em parte devido às oscilações de peso e à amamentação. Porém, está longe de ser um problema exclusivo de um corpo pós-parto, na medida em que é completamente natural que a mama fique mais descaída devido ao envelhecimento da pele e da glândula mamária. A obesidade também contribui para a ptose mamária (queda dos tecidos). É uma situação que tem implicações a vários níveis da vida íntima e social, bem como na autoestima, e que motiva a procura por uma cirurgia plástica que possa reconstruir esta zona do corpo.

A mastopexia, ou lifting mamário, é o procedimento cirúrgico utilizado para redefinir a posição dos tecidos mamários de modo a obter o rejuvenescimento da mama. Esta cirurgia pode ser realizada com ou sem próteses (e também com a gordura proveniente de outra parte do corpo da paciente); no caso de utilização de próteses ou de gordura, estamos a falar de uma mastopexia de aumento que irá não só corrigir a posição dos tecidos, como aumentar simultaneamente o volume.

Assim, podem ser usadas próteses de silicone ou gordura do corpo da própria paciente, remover-se apenas a pele em excesso, ou ambos, sendo normal a redução do tamanho das aréolas mamárias. Para aumentar o volume mamário, as próteses B-Lite, 30% mais leves, são frequentemente utilizadas neste tipo de cirurgia e são fundamentais para que o resultado seja maximizado e perdure mais anos.

Durante a consulta com o Cirurgião Plástico, todos os detalhes da mastopexia e as várias hipóteses são explicadas, recorrendo a imagens de casos clínicos para que o paciente consiga ter a noção de quais são os resultados possíveis de atingir.

ESPECIALISTAS

Dr. Tiago Baptista Fernandes Up Clinic

Dr. Tiago Baptista Fernandes

David Rasteiro Up Clinic

Dr. David Rasteiro

Dr. Eduardo Matos Up Clinic

Dr. Eduardo Matos

Caso clínico

mastopexia de aumento Up Clinic antes e depoismastopexia de aumento Up Clinic antes e depois

Caso clínico de mastopexia

Durante a primeira consulta o cirurgião plástico apresenta todos os pormenores da mastopexia simples ou de mastopexia de aumento com o recurso a imagens, avalia e discute com o paciente todas as fases do processo, bem como, as expetativas de cada um.

CLÍNICA

Conheça as nossas instalações

A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.

Processo

A mastopexia é um procedimento cirúrgico com uma duração entre 1h30 e 3h e é realizado com anestesia geral ou local com sedação. É um procedimento que é realizado em ambulatório e tem um período de baixa de 15 dias. Os resultados finais são obtidos ao final de 1 mês. Deverão ser considerados as seguintes inibições para a mastopexia : 3 semanas de inibição de atividade física, 7 a 12 dias de inibição de voar, 10 a 15 dias de inibição de conduzir, 2 semanas de inibição de atividade sexual e 4 semanas de inibição de exposição solar.

Duração

1,5/3 horas

Anestesia

Geral ou Local com sedação

Internamento

Não tem

Período
de baixa

15 dias

Resultados

1 mês

Inibição de atividade física

3 semanas

Inibição de
voar

7 a 12 dias

Inibição de conduzir

10 a 15 dias

Inibição de atividade sexual

2 semanas

Inibição de exposição solar

4 semanas