Transplante Capilar

A técnica mais avançada e com melhores resultados em cirurgia capilar é a técnica FUE, que consiste na extração de folículos de forma segura, sem os danificar e evitando cicatrizes.

O transplante capilar é um procedimento que permite recolocar e distribuir os folículos capilares extraídos de zonas denominadas dadoras (região occipital e regiões temporais – nuca e regiões laterais da cabeça), porque estão geneticamente programados para resistir à calvície. Desta forma, é possível preencher zonas de calvície e/ou menor densidade capilar. Existem duas técnicas em transplante capilar: FUE (Follicular Unit Extraction ou Extração de Unidades Foliculares) e STRIP ou FUT (Follicular Unit Transplantation ou Transplante de Unidades Foliculares).

Esta técnica cirúrgica pode ser aplicada em ambos os sexos, em indivíduos de idade superior a 16 anos, não havendo limite de idade para a realização do procedimento, mediante uma avaliação clínica sumária, uma vez que o único fator limitante é número extraível de folículos da área dadora.

Técnica FUE – Extração Individual de Folículos

Como funciona?

A técnica mais avançada e com melhores resultados em cirurgia capilar é a técnica FUE, que consiste na extração de folículos de forma segura, sem os danificar e evitando cicatrizes. Utilizando instrumentos médicos específicos com diâmetros de 0,7 a 1 mm, é possível realizar a extração e a implantação folicular de forma precisa e praticamente impercetível. Estes valores de diâmetros, desejáveis para evitar o desenvolvimento de cicatrizes ou outras alterações percetíveis, não são alcançáveis pelos robots de extração, que estão também limitados à recolha de folículos na zona occipital.

Posteriormente, as unidades foliculares são separadas de acordo com o seu número de cabelos (existem unidades de um a quatro cabelos) e implantados de forma individual para permitir um resultado natural e com o efeito visual desejado. Este procedimento é realizado por uma equipa de médicos e enfermeiros experientes, sendo que os processos de extração e implantação folicular são da responsabilidade médica e realizados integralmente pelo mesmo. Podem remover-se até 3000 folículos num único procedimento cirúrgico.

Vantagens do Método FUE:

O risco de rejeição é muito diminuído ou inexistente, uma vez que os cabelos implantados são do próprio dador.
É um procedimento indolor, utilizando-se para esse efeito anestesia local.
O regresso à vida quotidiana é imediato.
São respeitadas as características e necessidades de cada paciente.
A extração é realizada tendo em conta o número de folículos disponíveis na área dadora.
Os cuidados pós-cirúrgicos são simples.
As possíveis complicações são raras, mas, dentro delas, as mais frequentes são a foliculite e o eflúvio telogénico, facilmente resolúveis no domicílio com o devido apoio e acompanhamento clínico.

ESPECIALISTAS

Dra. Caroline Alves

Processo

O transplante capilar tem uma duração que varia entre as 6 e as 10 horas por dia. Poderão ser transplantados entre 1500 e 3000 unidades foliculares dependendo da área dadora do paciente e dos objetivos relativos à área a implantar (zona frontal, reforço de linha frontal, coroa ou uma conjunção de diferentes áreas recetoras). A anestesia é local e não tem internamento. Poderá contar com um período de baixa de 5 dias, mas não é obrigatório e os resultados podem surgir até 1 ano do transplante capilar.

Duração

6 a 10 horas (1)

Anestesia

Local

Internamento

n/a

Período
de baixa

5 dias (2)

Resultados finais

Até 12 meses (3)

Inibição de atividade física

2 semanas

Inibição de
voar

n/a

Inibição de conduzir

n/a

Inibição de atividade sexual

5 dias

Inibição de exposição solar

n/a

(1) com intervalo para almoço e pausas quando necessário.
(2) não mandatório.
(3) obtenção progressiva de resultados.