Redução mamária
A redução mamária corrige os seios muito grandes e pesados que podem conduzir a problemas e dores nas costas, interferindo nas actividades diárias, profissionais ou de lazer, para além de conferir um aspecto pouco estético e envelhecido à mama em si e a toda a zona peitoral em redor.
A redução mamária vem dar resposta às muitas mulheres que sofrem com o excesso de volume e peso da mama, que consiste no tamanho exacerbado da glândula mamária. Normalmente, este problema vem acompanhado por uma assimetria marcada e um tamanho grande da aréola. No seu conjunto, o excesso de volume mamário origina diversos problemas relacionados com a saúde e o bem-estar e, esteticamente, confere um aspeto envelhecido à mama e à zona peitoral.
Ter os seios muito pesados pode interferir nas atividades diárias, profissionais e de lazer. Por exemplo, a paciente poderá sentir dores nas costas e na coluna cervical, baixa autoestima, vergonha em expor-se íntima e socialmente e dificuldade em usufruir de um vestuário que lhe assente na perfeição.
Para resolver estes problemas que tanto interferem no dia a dia de uma pessoa, é normalmente recorrer-se à cirurgia de redução mamária. É um procedimento através do qual é removida a gordura, tecido glandular e pele em excesso, tornando a mama mais pequena e rejuvenescida. Nas mulheres mais jovens, a indicação deste tipo de intervenção deverá ser devidamente estudado e acompanhado, dado que o impacto psicológico, quer seja antes, durante ou depois da cirurgia, é enorme.
Na redução mamária, normalmente executam-se os seguintes procedimentos:
- Diminuição do volume mamário;
- Lifting da mama com subida da aréola e mamilo;
- Diminuição do tamanho da aréola;
- Aumento do volume do pólo superior, para preencher o vazio que poderá existir.
Em relação à técnica cirúrgica, a mesma poderá ser realizada – de acordo com a prescrição médica e a vontade da paciente – através de 4 práticas principais: (1) técnica periareolar, (2) cicatriz vertical, (3) em J ou L e (4) T invertido. É fundamental que a paciente esteja ciente das características de cada técnica.
Após a cirurgia de redução mamária, a paciente pode usufruir do seu novo “eu” com maior autoestima e realizar todas as atividades pessoais, profissionais e sociais que outrora tinha deixado por vergonha ou complexos.
Caso clínico
Caso clínico de redução mamária
Durante a primeira consulta o cirurgião plástico apresenta todos os pormenores da redução mamária com o recurso a imagens, avalia e discute com o paciente todas as fases do processo, bem como, as expetativas de cada um.
CLÍNICA
Conheça as nossas instalações
A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.
Processo
A redução mamária é um procedimento cirúrgico com uma duração de 3 horas e é realizado com anestesia geral. É um procedimento que necessita de internamento de 1 dia e tem um período de baixa de 15 dias. Os resultados finais são obtidos ao final de 1 mês. Deverão ser considerados as seguintes inibições para a redução mamária: 3 semanas de inibição de atividade física, 7 a 12 dias de inibição de voar, 7 a 15 dias de inibição de conduzir, 2 semanas de inibição de atividade sexual e 4 semanas de inibição de exposição solar.
Duração
3 horas
Anestesia
Geral
Internamento
Não tem
Período
de baixa
15 dias
Resultados
1 mês
Inibição de atividade física
3 semanas
Inibição de
voar
7 a 12 dias
Inibição de conduzir
7 a 15 dias
Inibição de atividade sexual
2 semanas
Inibição de exposição solar
4 semanas