Mastopexia ou Lifting Mamário
A mastopexia ou lifting da mama pode ser realizada com ou sem próteses, sendo no caso de utilização de próteses uma mastopexia de aumento que vai corrigir a posição dos tecido e simultaneamente aumentar o volume.
A mastopexia, ou lifting mamário, é a solução da cirurgia plástica ao peito descaído, com menos firmeza e mais flacidez – que é um problema que afeta muito a autoconfiança das mulheres, uma vez que a mama é uma área do corpo importante que transmite feminilidade e jovialidade. É uma situação que acontece com muita frequência nas mulheres que acabaram de ser mães, em parte devido às oscilações de peso e à amamentação. Porém, está longe de ser um problema exclusivo de um corpo pós-parto, na medida em que é completamente natural que a mama fique mais descaída devido ao envelhecimento da pele e da glândula mamária. A obesidade também contribui para a ptose mamária (queda dos tecidos). É uma situação que tem implicações a vários níveis da vida íntima e social, bem como na autoestima, e que motiva a procura por uma cirurgia plástica que possa reconstruir esta zona do corpo.
A mastopexia, ou lifting mamário, é o procedimento cirúrgico utilizado para redefinir a posição dos tecidos mamários de modo a obter o rejuvenescimento da mama. Esta cirurgia pode ser realizada com ou sem próteses (e também com a gordura proveniente de outra parte do corpo da paciente); no caso de utilização de próteses ou de gordura, estamos a falar de uma mastopexia de aumento que irá não só corrigir a posição dos tecidos, como aumentar simultaneamente o volume.
Assim, podem ser usadas próteses de silicone ou gordura do corpo da própria paciente, remover-se apenas a pele em excesso, ou ambos, sendo normal a redução do tamanho das aréolas mamárias. Para aumentar o volume mamário, as próteses B-Lite, 30% mais leves, são frequentemente utilizadas neste tipo de cirurgia e são fundamentais para que o resultado seja maximizado e perdure mais anos.
Durante a consulta com o Cirurgião Plástico, todos os detalhes da mastopexia e as várias hipóteses são explicadas, recorrendo a imagens de casos clínicos para que o paciente consiga ter a noção de quais são os resultados possíveis de atingir.
Caso clínico
Caso clínico de mastopexia
Durante a primeira consulta o cirurgião plástico apresenta todos os pormenores da mastopexia simples ou de mastopexia de aumento com o recurso a imagens, avalia e discute com o paciente todas as fases do processo, bem como, as expetativas de cada um.
CLÍNICA
Conheça as nossas instalações
A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.
Processo
A mastopexia é um procedimento cirúrgico com uma duração entre 1h30 e 3h e é realizado com anestesia geral ou local com sedação. É um procedimento que é realizado em ambulatório e tem um período de baixa de 15 dias. Os resultados finais são obtidos ao final de 1 mês. Deverão ser considerados as seguintes inibições para a mastopexia : 3 semanas de inibição de atividade física, 7 a 12 dias de inibição de voar, 10 a 15 dias de inibição de conduzir, 2 semanas de inibição de atividade sexual e 4 semanas de inibição de exposição solar.
Duração
1,5/3 horas
Anestesia
Geral ou Local com sedação
Internamento
Não tem
Período
de baixa
15 dias
Resultados
1 mês
Inibição de atividade física
3 semanas
Inibição de
voar
7 a 12 dias
Inibição de conduzir
10 a 15 dias
Inibição de atividade sexual
2 semanas
Inibição de exposição solar
4 semanas