Períneo

O períneo é um grupo muscular que fica na base da pélvis; e são músculos fundamentais para mulheres, homens e crianças.

Estes músculos participam na função urinária, defecatória e sexual. Nas mulheres também são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos (uretra, bexiga, vagina, útero, ânus e reto), sendo muito solicitados na gravidez e no pós-parto.

Alterações na pélvis podem levar à incontinência urinária, retenção urinária, incontinência fecal, constipação intestinal, prolapsos de órgãos pélvicos (“bexiga caída”), algias pélvicas (dores na região da pelve) e disfunções sexuais (dores nas relações sexuais, diminuição do prazer, dificuldade em ter ereção, dificuldade em ter orgasmo, ejaculação prematura, entre outras).

Mulheres

Nas mulheres a gravidez, o parto vaginal, a obesidade, a menopausa e o sedentarismo são as principais causas das alterações dos músculos do pavimento pélvico, aumentando a probabilidade do desenvolvimento dessas patologias.

Por causa de sua anatomia, as disfunções perineais ocorrem mais nas mulheres do que nos homens e devido aos estilos de vida de hoje em dia  é muito comum as mulheres cada vez mais jovens já terem algum sintoma dessas patologias.

As disfunções do pavimento pélvico podem causar as seguintes condições:

Incontinência urinária feminina
Incontinência anal feminina
Retenção urinária feminina
Constipação intestinal feminina
Prolapso dos órgãos pélvicos (saber +)
Algias pélvicas femininas (saber +)

Homens

Nos homens, a cirurgia para remoção da próstata, prostatectomia, é a causa mais frequente da incontinência urinária e disfunção erétil.

Os homens geralmente procuram a reabilitação do pavimento pélvico depois de terem passado pela cirurgia do cancro da próstata, a prostatectomia. A maioria podem ficar, depois da cirurgia, com incontinência urinária e disfunção erétil. Consequência de uma lesão parcial do nervo que pode ser tratado com a reabilitação do pavimento pélvico.

A prostatectomia não é a única causa dessas patologias, pois também podem acontecer por causa do envelhecimento ou outras patologias, como o diabetes.

Acreditamos que a reabilitação do pavimento pélvico deve ser feita logo que aparecem os primeiros sintomas, melhorando a qualidade de vida, bem-estar e sexualidade.

No Homem a reabilitação do pavimento pélvico pode combater a:

Incontinência urinária masculina
Incontinência anal masculina
Retenção urinária masculina
Constipação intestinal masculina
Algias pélvicas masculinas (saber +)

Gravidez

A gravidez é um marco muito importante na vida das mulheres, mas, infelizmente, as alterações biomecânicas e metabólicas que ocorrem nos seus corpos podem ser causa de desconforto e de algumas disfunções do pavimento pélvico, sendo a mais comum a incontinência urinária.

Os músculos do PERÍNEO terão uma sobrecarga de peso pois eles são responsáveis pela sustentação do útero, bebê, placenta, líquido amniótico… chegando a pesar, durante a gravidez, de 5 a 10kg.

Por isso é muito importante que as mulheres comecem a fazer a preparação desses músculos quando planejam a gravidez ou no segundo semestre da gestação (entre 14 e 20 semanas), independente se desejam o parto vaginal ou cesariana.

Aqui respeitamos a grávida, seus direitos e seus desejos, às apoiamos em suas decisões, nós proporcionamos um cuidado específico e especializado para o acompanhamento durante este período. Todo o tratamento é feito em sessões individuais baseado no protocolo Reabilitação Perineal Ativa & Série, sempre com o máximo de conforto e segurança.

Estas situações são confrangedoras e fazem com que as mulheres e homens tenham uma diminuição de sua qualidade de vida pessoal, social e profissional. Levando, em alguns casos, ao isolamento social.

A reabilitação do pavimento pélvico é um tratamento eficaz e não invasivo, promovendo a reabilitação neuromuscular da pavimento pélvico, podendo evitar a cirurgia.

Através da reabilitação do pavimento pélvico é possível tratar e prevenir as disfunções associadas. Este tratamento ajuda os pacientes a ultrapassarem estas patologias melhorando bem-estar, qualidade de vida, sexualidade e autoestima.