Melasma

A acção principal do tratamento despigmentante é controlar as hiperpigmentações que se devem ao aumento da produção de melanina.  É um método seguro, que não provoca «acção peeling» sendo eficaz em todo o tipo de melasmas e compatível com todos os tipos de pele.

O que é o melasma?
As alterações hiperpigmentares («mais escuras») da pele da face são frequentes e consistem em depósitos permanentes e irregulares de melanina, que é o pigmento que dá a cor à pele. Podem estar localizados numa zona (por exemplo no lábio superior) ou ser generalizados, por toda a face. Esta situação chama-se melasma sendo grande a variedade de apresentações e «formas» que pode apresentar.
O melasma é hormonalmente mediado (praticamente só afeta as mulheres) e geneticamente pré-determinado existindo, portanto, pessoas que nascem com uma certa «tendência» para que ocorra.

Em que consiste o despigmentante feito na Up Clinic?
A acção principal do tratamento despigmentante é controlar as hiperpigmentações que se devem ao aumento da produção de melanina.  É um método seguro, que não provoca «acção peeling» sendo eficaz em todo o tipo de melasmas e compatível com todos os tipos de pele.
Consiste na aplicação de produtos na superfície da pele que vão penetrando até alcançarem as células (melanócitos) que estão a produzir a melanina em excesso. Pode ser necessário injetar tais produtos com a utilização de pequenas agulhas. Em ambos as situações o tratamento é minimamente invasivo e não deixa marcas.
Tem a particularidade de ser um elaborado «à medida de cada um» já que os diferentes produtos existentes se manipulam e utilizam de acordo com as características específicas de cada paciente: a idade, a cor da pele, o tempo de evolução, profundidade e localização do melasma, etc.
Previamente à aplicação dos produtos despigmentantes, estudamos e preparamos a pele cuidadosamente. O tratamento não é doloroso nem «agressivo» para a pele (não provoca «acção peeling») sendo possível fazer-se a vida normal durante todo o processo.

Quais os resultados?
O despigmentante pode permitir uma melhoria rápida da pele mas que é ainda melhor com o tempo, à medida que os produtos despigmentantes vão atuando em profundidade e bloqueando a produção de melanina.
A pele fica mais uniforme e luminosa, com menos «manchas» sendo necessário ir implementando medidas cosméticas de acordo com cada situação clínica em concreto.
É igualmente útil em peles mistas ou acneicas para controlar a oleosidade e sempre que se deseje um efeito de rejuvenescimento facial global sem demasiada agressividade.

ESPECIALISTAS

Dra. Inês Neves

dr luca da silva costa

Dr. Luca da Silva Costa

Dr. Rui Lima

Dr. Eduardo Matos

Dr. Ricardo Graça

Dra. Tatiana Nunes

CLÍNICA

Conheça as nossas instalações

A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.

Processo

O tratamento de melasma é um procedimento médico e tem uma duração de 30 minutos. Não necessita de anestesia, pois é um procedimento indolor. É um procedimento que não tem internamento nem período de baixa e os resultados são progressivos. O paciente não deverá fazer atividade física e apanhar sol nas primeiras 24 horas.
Necessária consulta médica para diagnóstico e avaliação da existência de finalidade terapêutica.

Duração

30 min

Anestesia

Não tem

Internamento

Não tem

Período
de baixa

Não tem

Resultados

Progressivos

Inibição de atividade física

24 horas

Inibição de
voar

Não tem

Inibição de conduzir

Não tem

Inibição de atividade sexual

N/a

Inibição de exposição solar

24 horas