Olheiras

As olheiras, são o termo comum, caracterizadas por áreas escuras e/ou inchadas sob os olhos, sendo um problema frequente que afeta muitas pessoas. Estas manchas podem surgir devido a uma série de razões, incluindo fatores genéticos, falta de sono, envelhecimento da pele e até mesmo alergias. As olheiras podem não apenas criar uma aparência de cansaço e fadiga, mas também afetar a autoestima. Na Up Clinic, estamos empenhados em oferecer soluções eficazes para o tratamento das olheiras de forma não cirúrgica (quando possível) pela equipa de medicina estética.

O que são as olheiras?

As olheiras, são o termo comum, caracterizadas por áreas escuras e/ou inchadas sob os olhos, sendo um problema frequente que afeta muitas pessoas. Estas manchas podem surgir devido a uma série de razões, incluindo fatores genéticos, falta de sono, envelhecimento da pele e até mesmo alergias. As olheiras podem não apenas criar uma aparência de cansaço e fadiga, mas também afetar a autoestima. Na Up Clinic, estamos empenhados em oferecer soluções eficazes para o tratamento das olheiras de forma não cirúrgica (quando possível) pela equipa de medicina estética.

 

A importância do tratamento de olheiras

Os tratamentos de olheiras desempenham um papel vital, pois os olhos são a unidade estética mais importante do nosso rosto. É para eles que primeiro olhamos quando conhecemos alguém novo. Através do olhar conseguimos percecionar várias emoções, daí que se considere o olhar como a janela da nossa alma!

 

Quais os tipos de olheiras e os respetivos tratamentos de olheiras

Existem 4 tipos de olheiras:

  1. Olheira estrutural: também chamada de funda, esta é a olheira clássica, resultante da falta ou perda do tecido subcutâneo. São as olheiras ideais para tratamento através de preenchimento com ácido hialurónico.
  2. Olheira vascular: de coloração azulada, esta olheira é a que varia consoante o cansaço e as noites mal dormidas. Este tratamento de olheiras passa por melhorar a tonicidade dos vasos e a drenagem linfática, com recurso a frio local, massagens e produtos com ativos como a cafeína ou similares. Em alguns casos, lasers ablativos vasculares podem ser equacionados.
  3. Olheira pigmentar: esta olheira é determinada pelo acúmulo de pigmento. Apresentam uma coloração acastanhada no caso desse pigmento ser a melanina e uma coloração arroxeada no caso de o pigmento ser a hemoglobina ou algum dos seus derivados (bilirrubina, ferro). Este tratamento de olheiras é complexo e envolve múltiplos tratamentos, sendo por um lado, focados na despigmentação, como o microagulhamento ou os peelings; como, por outro lado, voltados para o estímulo de colagénio e para a qualidade de pele, como os fios de pdo lisos.
  4. Olheira por bolsa: este tipo de olheira deriva principalmente do processo de envelhecimento e da fragilidade dos tecidos, que permitem a herniação das bolsas de gordura intra e infraorbital. Este tratamento de olheiras é cirúrgico, embora, em algumas situações, se consiga disfarçar e melhorar o seu aspeto, através dos procedimentos estéticos.

 

O mais comum, contudo, é haver uma mistura dos vários tipos de olheiras, o que aumenta a complexidade do seu tratamento e coloca em evidência a importância de um correto diagnóstico clínico.

 

Envelhecimento ocular e o rejuvenescimento periocular

Na Up Clinic, abordamos o tratamento de olheiras, não como unidades estéticas singulares, mas sim como uma região – a região periocular, devido à sua complexidade e multiplicidade de fatores.

Quando se fala em olheiras pensamos na zona medial da pálpebra inferior. Mas o envelhecimento ocular e, em contrapartida, o seu rejuvenescimento, envolve muito mais do que essa pequena área.

O envelhecimento periocular envolve a reabsorção óssea da órbita, com afundamento e rotação externa do olho e a perda de volume dos compartimentos de gordura maxilar e temporal, com ptose dos tecidos adjacentes. Daqui resulta:

  1. Afundamento dos olhos (olhos encovados)
  2. Rotação externa e queda do canto lateral do olho (olhar descaído e triste)
  3. Queda da sobrancelha e da pálpebra superior (flacidez e rugas “pés de galinha”)
  4. Evidência de ligamentos e de estruturas subjacentes (olheira)
  5. Herniação de bolsas de gordura intra- e infraorbitais (“festum”)

 

Como podemos entender, o envelhecimento periocular é um processo complexo e completo de vários estruturas. Assim e por forma a atingir um resultado harmonioso e verdadeiramente satisfatório, é necessário avaliar em consulta todos os elementos, daí optarmos na Up Clinic por abordarmos o rejuvenescimento periocular como um todo.

 

Procedimento       

Consoante a avaliação, o tratamento pode passar apenas por preencher a área medial da pálpebra inferior (“olheira”) ou ser um tratamento mais completo de toda a região periocular. O número de seringas necessárias varia, em média, entre 1 a 3, e o procedimento é realizado com recurso a cânula. O tratamento complementar com toxina botulínica está, na maioria das vezes, recomendado, uma vez que potencia o resultado.

 

No caso de flacidez palpebral marcada ou de herniação de bolsas de gordura, o primeiro passo da avaliação clínica é excluir a indicação cirúrgica.

 

Benefícios

  1. Rejuvenescimento do olhar
  2. Melhoria do aspeto cansado e triste
  3. Melhoria das olheiras profundas
  4. Melhoria das rugas perioculares
  5. Embelezamento e melhoria da auto-estima

 

A quem se destina

Este tratamento destina-se a todas as pessoas que queiram melhorar o aspeto cansado e triste dos seus olhos, devolvendo a luminosidade ao seu olhar.

 

Tratamentos complementares

  1. Toxina botulínica do terço superior
  2. Harmonização facial com foco na reestruturação 3M
  3. Preenchimento de têmpora
  4. Bioestimuladores de colagénio injetáveis
  5. Fios
  6. Liftera (Ultrassom micro- e macrofocado)
  7. Laser ablativo ou não ablativo
  8. Peeling
  9. Microagulhamento com drug delivery
  10. Profhilo
  11. Skinboosters
  12. Rotina de Skincare personalizada
  13. Outros

 

Contraindicações

  1. Alergia a algum dos componentes
  2. Doença auto-imune ativa e não controlada
  3. Doença inflamatória ativa e não controlada
  4. Infeção local ativa
  5. Distúrbios graves da coagulação
  6. Menores de 18 anos (relativa e dependente de indicação e autorização da pessoa legalmente responsável)
  7. Gravidez
  8. Amamentação (relativa)
  9. Perturbação psicológica grave e não controlada

ESPECIALISTAS

Dra. Inês Neves

dr luca da silva costa

Dr. Luca da Silva Costa

Dr. Rui Lima

Dr. Eduardo Matos

Dr. Ricardo Graça

Dra. Tatiana Nunes

CLÍNICA

Conheça as nossas instalações

A Up Clinic nasceu com o intuito de oferecer uma experiência de excelência na área de estética e bem-estar. As instalações da clínica em Lisboa foram criadas com o objectivo de proporcionar o máximo conforto num ambiente elegante e exclusivo, sem descurar a proximidade que caracteriza a equipa multidisciplinar da clínica.

Processo

O tratamento de olheiras é um procedimento não cirúrgico com uma duração de 30 minutos e é realizado sem anestesia. É um procedimento que não necessita de internamento e não tem um período de baixa. Os resultados finais são imediatos. Deverão ser considerados as seguintes inibições para o tratamento de olheiras: 24h de inibição de atividade física, voar e exposição solar.
Necessária consulta médica para diagnóstico e avaliação da existência de finalidade terapêutica.

Duração

30 min

Anestesia

Não tem

Internamento

Não tem

Período
de baixa

Não tem

Resultados

Imediatos

Inibição de atividade física

24 horas

Inibição de
voar

24 horas

Inibição de conduzir

Não tem

Inibição de atividade sexual

N/a

Inibição de exposição solar

24 horas